Na natureza não há recompensas nem punições — há apenas consequências.
ROBERT G. INGERSOLL, LÍDER POLÍTICO E ORADOR
Pense em uma lata de refrigerante típica. Quando as latas começaram a ser usadas para vender bebidas, elas eram cilíndricas, com o topo achatado e feitas de aço. Com o tempo, o aço foi abandonado em favor do alumínio, anéis foram incorporados para facilitar a abertura e a lata foi ligeiramente afunilada no topo.
O afunilamento da lata teve dois efeitos principais — primeiro, isso facilitou beber o conteúdo, algo que os usuários apreciaram. Em segundo lugar, a medida reduz a quantidade de metal necessária para produzir uma lata estruturalmente sólida: a lateral de uma lata típica atualmente possui cerca de noventa micrômetros de espessura (em vez de cerca de dois milímetros), poupando uma enorme quantidade de matérias-primas.
De acordo com o Can Manufacturers Institute, aproximadamente 131 bilhões de latas são fabricadas anualmente nos Estados Unidos. Se multiplicarmos as economias de custo proporcionadas pelos designs modernos por bilhões de latas e várias décadas, algumas poucas minúsculas mudanças pouparam à indústria de bebidas centenas de bilhões de dólares.
Isso é a Amplificação: realizar uma pequena mudança em um Sistema escalonável produz um resultado enorme. O efeito de qualquer melhoria ou otimização do sistema é amplificado como uma medida do tamanho do sistema. Quanto maior o sistema, maior é o resultado.
Quando o McDonald’s cria um novo sanduíche, ele não se limita a vendê-lo em apenas um de seus restaurantes — ele pode começar a vendê-lo em todos os seus restaurantes ao redor do mundo. Quando a Starbucks cria uma nova bebida, ela pode ser disponibilizada aos clientes em cada café da Starbucks com uma rapidez incrível.
A melhor maneira de identificar oportunidades de Amplificação é procurar coisas que sejam constantemente Duplicadas ou Multiplicadas. Se a Starbucks encontrasse uma maneira de produzir uma dose de expresso utilizando menos grãos de café, isso faria uma enorme diferença na quantidade de café que eles precisariam comprar. Se eles descobrissem uma maneira de preparar essa dose de expresso mais rapidamente, isso reduziria o tempo levado para servir um cliente e aumentaria o número de clientes que uma loja poderia servir em uma hora.
Sistemas Escaláveis ampliam os resultados de pequenas mudanças. Pequenas mudanças em sistemas Escaláveis produzem enormes resultados.
COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/amplification/
コメント