top of page

Composição

Melhore 1% ao dia e, em apenas 70 dias, você será duas vezes melhor. — ALAN WEISS, CONSULTOR DE GESTOR E AUTOR DE GETTING STARTED IN CONSULTING E MILLION DOLLAR CONSULTING

Eis uma maneira garantida de se tornar um milionário: poupe dez dólares por dia por quarenta anos e aplique esse dinheiro em um investimento que renda juros de 8%. Não é difícil poupar dez dólares por dia — você pode facilmente poupar 300 dólares por mês eliminando despesas desnecessárias e ganhar 8% aplicando esse dinheiro em um investimento simples e conservador.

(Recomendo a leitura de Fail-safe investing, de Harry Browne, e I will teach you to be rich, de Ramit Sethi, se você tiver interesse em estratégias de investimento táticas e de baixo risco.)


Eis um fato ainda mais impressionante: você só contribuirá com 146.110 dólares ao longo desse período de quarenta anos. Como, então você pode acabar com mais de um milhão de dólares nas mãos?


A Composição é a Acumulação de ganhos ao longo do tempo. Sempre que você puder reinvestir os ganhos, o seu investimento crescerá exponencialmente — um Ciclo de Feedback positivo (como discutiremos posteriormente).


Um exemplo simples da Composição é uma conta de poupança. Digamos que a sua conta de poupança pague 5% de juros anuais. Depois de um ano, 1 dólar na sua poupança valerá 1,05. No segundo ano, você não começará com 1, mas sim com 1,05. No ano três, você terá 1,10. No ano quatro, 1,15. Quatorze anos depois que fizer o depósito inicial, você terá 2 dólares.


Pode não parecer muito até você considerar que essa relação é proporcional. Se começar com 1 milhão de dólares, terá 2 milhões quatorze anos depois. Nada mal.


A Composição é importante por criar a possibilidade de enormes ganhos em surpreendentemente pouco tempo. Se reinvestir a receita gerada pelo seu negócio e se o seu negócio estiver crescendo rapidamente, você pode multiplicar várias vezes o seu investimento original. A Composição é o segredo que explica como pequenas empresas que reinvestem seus lucros se transformam em grandes empresas em alguns poucos anos.


Acumular ganhos inevitavelmente produz enormes resultados com o tempo. O segredo é ter paciência para esperar a recompensa.


Fonte: http://book.personalmba.com/compounding/


bottom of page