top of page

Custos: fixos e variáveis

Monitore os custos e os lucros virão por si só. — ANDREW CARNEGIE, INDUSTRIALISTA DO SÉCULO XIX

Há um antigo adágio de negócios: você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro. Há um quê de verdade nessa afirmação, mas nem todas as despesas foram criadas iguais.


Você incorre em Custos Fixos independente de quanto valor conseguir criar. As suas Despesas Indiretas são um Custo Fixo: não importa o quanto você ganhe um determinado mês, ainda precisará pagar seus empregados e o aluguel do seu escritório


Os Custos Variáveis são diretamente relacionados ao valor gerado pela empresa. Se estiver no negócio de fabricação de camisetas de algodão, quanto mais camisetas produzir, mais tecido precisará comprar. Matéria-prima, serviços de utilidade pública cujo consumo é relacionado a volume de produção e horas de trabalho dos empregados horistas são todos exemplos de Custos Variáveis.


Reduções nos Custos Fixos se Acumulam enquanto reduções nos Custos Variáveis são Amplificadas pelo volume. Se você conseguir economizar 50 dólares por mês na sua conta de telefone, essa economia se Acumula a 600 dólares por ano. Se puder economizar 50 centavos em cada camiseta produzida, você economizará 500 dólares a cada 1.000 camisetas que produzir.


Quanto mais você conhecer seus custos, maiores são as chances de encontrar maneiras de produzir o maior valor possível sem gastar tudo o que ganha.


Fonte: http://book.personalmba.com/costs-fixed-variable/


bottom of page