O valor não é intrínseco; ele não está nas coisas. Ele está em nós; na maneira como o homem reage às condições de seu ambiente. — LUDWIG VON MISES, ECONOMISTA AUSTRÍACO
Para proporcionar valor com sucesso, ele deve assumir uma forma pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar. Felizmente, não há necessidade de reinventar a roda — o Valor Econômico normalmente assume uma de doze formas padrão:
1. Produto. Crie uma única entidade ou item tangível e o venda e entregue por mais do que custa produzi-lo.
2. Serviço. Proporcione ajuda ou assistência e cobre uma taxa pelos benefícios resultantes.
3. Recurso Compartilhado. Crie um ativo durável que possa ser utilizado por muitas pessoas e depois cobre pelo acesso.
4. Assinatura. Ofereça um benefício contínuo e cobre uma taxa recorrente.
5. Revenda. Adquira um ativo de um atacadista e venda esse ativo a um comprador do varejo a um preço mais elevado.
6. Arrendamento. Adquira um ativo e permita que outra pessoa utilize esse ativo por um período predeterminado em troca de uma taxa.
7. Agenciamento. Promova e venda um ativo ou atendimento que não lhe pertença em nome de um terceiro e cobre uma porcentagem do preço de transação na forma de uma taxa.
8. Agregação de audiência. Chame a atenção de um grupo de pessoas com determinadas características e venda acesso na forma de propaganda a outra empresa buscando se direcionar a esse público.
9. Empréstimos. Empreste uma determinada quantia de dinheiro e receba pagamentos ao longo de um período predeterminado equivalentes ao empréstimo original mais uma taxa de juros predeterminada.
10. Opção. Ofereça a capacidade de realizar uma ação predeterminada por um período fixo em troca de uma taxa.
11. Seguro. Assuma o risco de algum evento negativo específico ocorrer ao segurado em troca de uma série predeterminada de pagamentos e pague sinistros só quando o evento negativo de fato ocorrer.
12. Capital. Compre a participação de um negócio e receba uma parcela correspondente dos lucros como um pagamento único ou um dividendo contínuo.
COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/12-standard-forms-of-value/
Comments