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Fluxo de valor

Um grande design implica eliminar todos os detalhes desnecessários.

— MINH D. TRAN, TECNÓLOGO E DESIGNER

Quando eu trabalhava na Procter & Gamble, uma das partes mais fascinantes do meu trabalho envolvia saber como os produtos eram criados e produzidos. Eis uma breve descrição de como um frasco de detergente para lavar louças é produzido:


1. Matérias-primas são entregues à fábrica.


2. Os materiais são combinados para criar o detergente, que é armazenado em enormes tonéis.


3. Frascos plásticos são soprados nos moldes, enchidos com o detergente e tampados.


4. Etiquetas adesivas são aplicadas a cada frasco.


5. Cada frasco é inspecionado, encaixotado e carregado em um pallet (estrado de carga). Este é um exemplo clássico de um processo de Criação de Valor que começa com matérias-primas e termina com Produtos acabados, prontos para serem despachados. Veja o que acontece em seguida:


6. Os pallets são envolvidos com filme de PVC, empilhados e armazenados em um depósito.


7. Quando os pedidos dos clientes são recebidos, os pallets são carregados em um caminhão.


8. O caminhão transporta os pallets e os entrega ao centro de distribuição mais próximo do cliente.


9. O cliente carrega os pallets em um caminhão de entrega.


10. O caminhão entrega os pallets a uma loja que precisa de estoque adicional.


11. A loja retira o filme de PVC que envolve o pallet, desencaixota o produto e o transfere à prateleira, onde ele permanecerá até ser comprado pelo consumidor.


São muitos passos para um pequeno frasco de detergente e vale a pena analisá-los.


U m Fluxo de Valor é o conjunto de todos os passos, incluindo cada procedimento desde o início seu processo de Criação de Valor até a entrega do Resultado Final ao cliente. Saber como funciona o seu Fluxo de Valor é de importância crítica se você quiser ser capaz de entregar valor aos seus clientes com rapidez, confiabilidade e consistência.


Você pode pensar no Fluxo de Valor como uma combinação dos seus processos de Criação de Valor e Entrega de Valor. Com muita frequência a sua oferta passa diretamente do primeiro ao segundo processo. Apesar de os propósitos desses processos essenciais serem bastante diferentes, tratá-los como um único grande processo pode ajudá-lo a aumentar sua capacidade de entregar o valor criado.


O Sistema Toyota de Produção (STP) foi a primeira operação manufatureira de grande escala a submeter periodicamente todo seu Fluxo de Valor a uma análise sistemática. Analisar o sistema de produção em um nível meticuloso de detalhamento abriu o caminho para uma série contínua de melhorias pequenas e incrementais: os engenheiros da Toyota implementam mais de 1 milhão de melhorias ao STP todos os anos. Em consequência, a empresa consegue colher enormes benefícios em termos de velocidade, uniformidade e confiabilidade, o que aumentou muito a Reputação da Toyota como uma empresa com produtos de altíssima qualidade — isto é, até o Paradoxo da Automação (que discutiremos adiante) destruir essa Reputação.


A melhor maneira de entender o Fluxo de Valor é por meio de um diagrama. Diagramar os passos ou transformações percorridas pela sua oferta do início ao fim é um procedimento extremamente esclarecedor que pode lhe mostrar até que ponto o seu processo de Entrega de Valor é eficiente. É muito comum para os processos conterem passos desnecessários ou transições inoportunas. É trabalhoso criar um diagrama completo de todo o seu Fluxo de Valor, mas isso pode ajudá-lo a otimizar o seu processo, melhorando o desempenho de todo o sistema.


Em geral, tente fazer com que seu Fluxo de Valor seja o mais enxuto e eficiente possível. Como veremos mais adiante no livro, quando discutiremos os sistemas, quanto mais longo for o seu processo, maior o risco de as coisas darem errado. Quanto mais curto e enxuto for o seu Fluxo de Valor, mais fácil será administrá-lo e com mais eficácia você poderá entregar valor.


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