• Equipe Teruel

“Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe.”

Conheça o método de gestão da Teruel Contabilidade!

O conhecimento por si não cria valor. O valor é criado quando o conhecimento é utilizado na construção de planos de ação cuja execução é garantida pela liderança.




CEO e Fundador da Teruel Contabilidade

Anderson Teruel, CEO e fundador da Teruel Contabilidade, Especialista em Contabilidade, Graduado em Ciências Contábeis com Extensão em Planejamento Tributário pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Competências Profissionais, emocionais e tecnológicas para tempos de mudança (PUCRS); Inovação, sustentabilidade e liderança organizacional (FIA Online) e Organizational Analysis by Stanford University; Possui vários cursos voltados a gestão e economia, entre eles: Engenharia Econômica pela Universidade de São Paulo (USP); Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - (FEA/USP) e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mais de 10 anos de experiência em contabilidade de grandes; médias e pequenas empresas; lidando diariamente com diretores; empresários e colaboradores.



Como você teve a ideia de fundar a Teruel Contabilidade?


Acredito que uma ideia também pode vir da “necessidade do outro”! Quero dizer que a Teruel Contabilidade nasceu da soma das habilidades e competências que adquirimos ao longo dos anos com a necessidade de pessoas mais próximas de ter um atendimento diferenciado, completo e de confiança exclusiva para o sucesso do negócio ou empreendimento.


Quais sinais mostraram que a empresa estava no caminho certo?


As evidências de que estamos no caminho certo, parte inicialmente da análise que fizemos do crescimento dos nosso clientes no período mínimo de 12 meses. Temos exemplos em números financeiros que vão a partir de 75%. Em segundo lugar, a Teruel Contabilidade conta com um crescimento financeiro acima de 100% a cada ano. E hoje com uma carteira de mais de 300 Clientes/Parceiros entre pessoas jurídicas e físicas.


O que fez a diferença no negócio?


Nosso cliente é nosso parceiro de todas as horas! Além de toda a tecnologia, informações, sistemas e procedimentos contábeis, ele conta com segurança e confiabilidade que o faz sentir-se um cliente exclusivo. O nosso cliente entende que a Teruel Contabilidade não é apenas um fornecedor de serviços, mas um parceiro indispensável para o crescimento da organização.


A Teruel Contabilidade é uma empresa contábil com uma equipe de especialistas multidisciplinares unindo o melhor da tecnologia e gestão para o crescimento de empresas excepcionais. Acreditamos que a excelência da contabilidade vai além dos números!



Somente a análise permite conhecer a verdade dos fatos o que melhora substancialmente a tomada de decisões, garantindo a obtenção de excelentes resultados. Poderíamos então dizer o seguinte: "Capacidade Analítica e Conhecimento, aliados a uma Liderança que faça acontecer, são o Verdadeiro Poder!".


O conhecimento por si não cria valor. O valor é criado quando o conhecimento é utilizado na construção de planos de ação cuja execução é garantida pela liderança.


Como uma empresa é constituída por pessoas e outros recursos, ela tem uma curva de aprendizado para tudo que se queira melhorar. Precisamos entender e dominar esta curva de aprendizado para que tenhamos a possibilidade de cultivar empresas excepcionais. Empresas excepcionais são feitas de pessoas excepcionais e uma cultura de alto desempenho. Pessoas continuarão a ser a principal alavanca de sucesso para uma organização e sempre será por meio delas que o sucesso será alcançado.


Com uma contabilidade consultiva; atendimento personalizado; equipe de especialistas; pesquisas e estudos constantes; informação tributária por segmento; desenvolvimento de estratégias com cada cliente; relatórios e análises periódicas; proatividade em alertar e sugerir; tecnologia e inovação são os diferenciais da Teruel; juntamente com a consultoria em gestão. Saiba mais em nosso site: teruelcontabilidade.com.br



Parceiros Estratégicos


Contamos com uma rede de parceiros estratégicos que juntos personalizamos um atendimento de excelência para nossos clientes.


Formato de Honorários


Trabalhamos com o método de equiparação econômica de prestação de serviços, ou seja, os honorários mudam conforme o crescimento das demandas de serviços e complexidades de cada regime tributário; disponibilizando demonstrações contábeis atualizadas e de acordo com as normas internacionais de contabilidade e legislação brasileira.



Obrigações acessórias por regime tributário


Enquanto os nossos clientes estão focados no crescimento do negócio, cuidamos de todas as obrigações acessórias da empresa, assim evitando dores de cabeça e possíveis multas por atraso.


1. Simples Nacional


DAS: Documento de Arrecadação do Simples Nacional;

DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;

DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte;

DESTDA: Declaração de Substituição Tributária;

ECD (facultativa): Escrituração Contábil Digital;

EFD ICMS/IPI: Escrituração Fiscal Digital;

SEFIP/GFIP: Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social;

ECF: Escrituração Contábil Fiscal;

RAIS: Relação Anual de Informações Sociais;

CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.


2. Lucro Presumido


Já quando se trata de Lucro Presumido, as obrigações acessórias são um pouco diferentes:

SPED Fiscal; DCTF: Declaração de Débitos Tributários Federais; EFD Contribuições (contribuição para o PIS/Pasep, contribuição da Cofins e escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta); EFD ICMS/IPI: Escrituração Fiscal Digital; GIA Estadual: Guia de Informações e Apuração de ICMS; GIA – Substituição tributária; LFE: Livro Fiscal Eletrônico; SISCOSERV: Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços; ECF: Escrituração Contábil Fiscal; DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte; E-SOCIAL e DCTFweb; ECD: Escrituração Contábil Digital; SEFIP/GFIP: Sistema Empresa de Fundo de Garantia e Informação à Previdência Social.


3. Lucro Real

Por fim, as empresas que fazem parte do regime tributário Lucro Real, possuem as seguintes obrigações acessórias:

GIA; DCTF: Declaração de Débitos Tributários Federais; EFD Contribuições (contribuição para o PIS/Pasep, contribuição da Cofins e escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta); SINTEGRA: Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços; EFD ICMS/IPI: Escrituração Contábil Digital; SEFIP/GFIP: Sistema Empresa de Reconhecimento do FGTS e Informações à Previdência Social; CAGED: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; ECD: Escrituração Contábil Digital; ECF: Escrituração contábil Fiscal; DIRF: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; E-SOCIAL e DCTFweb; DIRPF: Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.



8 benefícios de ter um contador


Profissionais de contabilidade são essenciais para alavancar o crescimento de um negócio e garantir a organização das finanças.


Ainda há muitos empresários que consideram a contratação de um profissional de contabilidade como um “mal necessário”, mas o pensamento não deveria ser esse. Os benefícios de um contador em uma empresa de qualquer porte são inúmeros.


Esse profissional vai muito além de tarefas como controle de despesas e pagamento de tributos. O contador moderno tem função estratégica dentro das empresas, podendo servir como um elemento capaz de reduzir os custos operacionais, direcionar os investimentos e aumentar o faturamento. Conheça alguns dos benefícios de ter um contador auxiliando a sua empresa.


1. Melhor controle financeiro e maior foco no negócio


Em diversas empresas de pequeno porte, é comum que um dos sócios assuma a responsabilidade pelas finanças, ainda que não possua conhecimento para tal. O fato de não delegar essa tarefa para um profissional especializado faz com que a empresa perca oportunidades de negócio e, muitas vezes, não se dê conta do potencial desperdiçado.


A contratação de um contador permitirá que a sua companhia tenha um controle financeiro mais eficiente, analisando informações como capital de giro, capacidade de endividamento e impostos a recuperar, além do orçamento empresarial. Some a isso o fato de que sobrará mais tempo para o empreendedor dedicar ao negócio em si, o que por si só já sugere melhores resultados.


2. É essencial para o bom planejamento


Quando fazemos o planejamento provisionamos recursos para os meses seguintes, nem sempre temos a noção exata do que pode ser feito. Utilizar os dados gerados pela contabilidade para realizar o planejamento tributário é uma das missões do contador.

Ele é o profissional mais indicado para compreender quais são as implicações de cada detalhe, como mudança de enquadramento e forma de apuração dos impostos. Para quem quer ampliar o negócio ou está em fase de crescimento, contar com os préstimos de um profissional de contabilidade é essencial.


3. O contador pode se tornar um profissional de gestão


O papel do profissional de contabilidade nas empresas mudou muito nos últimos anos. Mais do que “meros” coletores de tributos e organizadores da planilha de finanças, hoje eles podem ter participação direta no crescimento de uma companhia, atuando verdadeiramente como consultores financeiros.


Para uma gestão mais eficaz, ouvir seus conselhos com relação a investimentos e provisionamentos é uma ferramenta a mais para que as decisões sejam assertivas. Pense no contador como uma figura essencial no planejamento estratégico de uma empresa e você terá nesse profissional um suporte sem igual para o sucesso.


4. Facilidades na obtenção de crédito


Ter as finanças organizadas é o primeiro passo para que a sua empresa seja vista como um exemplo de gestão. E não tenha dúvidas de que isso conta muito na hora de solicitar um empréstimo junto aos bancos ou mesmo quando startups vão ao mercado captar recursos de investidores.


Há regras claras de como montar balancetes e de como devem ser reportados os aspectos financeiros de um negócio. Profissionais que não são da área de contabilidade nem sempre têm esse conhecimento e acabam fazendo as coisas de maneiras distintas. Para garantir a padronização e a excelência, recorra a um contador para esse tipo de tarefa.

5. A boa contabilidade é uma prova judicial


Uma das vantagens de produzir balanços contábeis como determina a legislação e manter um rígido controle financeiro é o fato de que essas informações servem ainda como proteção jurídica aos sócios. Empresas que agem dentro da legalidade ficam mais seguras diante de eventuais processos.


Ainda é grande o número de companhias que acabam pagando multas e valores extras para o governo e para ex-funcionários pelo simples fato de não respeitarem aquilo que a legislação trabalhista prevê. Muitas vezes, as faltas ocorrem por desconhecimento do empresário com relação à legislação, situações essas que não passam batidas pelos contadores.


6. Atualização contábil constante


A legislação tributária passa por constantes atualizações ao longo do ano. Regras mudam, prazos são alterados e nem sempre os empresários têm tempo hábil de tomar conhecimento sobre todas as novidades. O profissional de contabilidade, aliado a um bom software de gestão contábil, cumpre esse papel, evitando que erros aconteçam.


O mesmo acontece com novas tecnologias. Softwares contábeis vivem adicionando ferramentas que facilitam a vida dos contadores, mas é preciso dedicar tempo para conhecê-las e utilizá-las. Para um empresário, cuidar desses processos e ainda atuar no dia a dia do negócio é praticamente inviável, portanto delegue as funções para quem realmente entende do assunto.


7. Documentação sempre organizada


Empresas que participam de licitações públicas e concorrências privadas sabem o quanto é importante ter sempre à mão documentos essenciais que comprovem características específicas do negócio. Manter pastas com documentos sempre atualizados é mais uma das missões dos profissionais de contabilidade.


O simples fato de se ter tudo o que precisa sempre à mão fará com que a sua empresa ganhe um tempo precioso na hora de participar de concorrência. Assim, sobrará mais tempo para que os sócios e gestores mantenham o foco na estratégia de preços e nas condições de atuação para ganhar a concorrência.

8. Poupe o seu tempo


O tempo é um dos bens mais preciosos que um empreendedor tem. A maior prova disso é a quantidade de ferramentas que existem visando reduzir o tempo dispendido nas tarefas, sejam elas quais forem. Quando executamos uma função que não é aquela que conhecemos, demoramos mais para chegar aos mesmos resultados.


Um profissional de contabilidade estudou durante muitos anos os detalhes dos processos financeiros e tributários e, por essa razão, conhece os “atalhos” e os melhores caminhos para fazer as coisas do jeito certo. Delegue essas tarefas a ele e tenha a garantia de que as coisas sairão da maneira correta – e em menor tempo.


A lista de benefícios que um contador traz para o negócio não para por aí. Esses são apenas alguns exemplos que se aplicam a praticamente todas as empresas, das pequenas até as grandes. Você ainda tem alguma dúvida de que ter um contador é essencial para o seu negócio?



Sugestão de controles


Como sugestão de controles internos, destacamos a conciliação bancária e o checklist inicial, além de disponibilizar para os clientes que faturam até 180 mil por ano a plataforma de gestão financeira gratuita da Omie.


Orientações Contabilidade
.pdf
Download PDF • 90KB

Conciliação Bancária - Modelo
.xlsx
Download XLSX • 16KB

Controle Caixa - Modelo
.xlsx
Download XLSX • 15KB



Saiba mais em nosso site: teruelcontabilidade.com.br ou entre em contato direto pelo WhatsApp.


Fonte: Equipe Teruel.


#venhaparateruelcontabilidade

#suaempresaemboasmaos

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo