Gestão
Empresarial
1. Planejamento e Gestão Departamental
Algumas ferramentas são utilizadas para o planejamento e gestão das organizações, sejam elas de caráter privadas ou não. Porém, sempre será necessário adequar essas ferramentas ao perfil da Entidade, e esse trabalho requer algumas análises para o entendimento da missão e princípios das mesmas.
Separadamente, essas duas palavras abordam um conjunto de conceitos e técnicas que levam as organizações a patamares de excelência, independente do porte ou seguimento de mercado. O Planejamento, por si só, é tratado como uma ferramenta administrativa, uma vez que possibilita perceber a realidade; avaliar os caminhos; construir um referencial futuro; o procedimento adequado e reavaliar todo o processo a que a missão se destina. Já a Gestão, aparece sempre seguida de uma outra palavra: gestão financeira, gestão de negócio, gestão de pessoas, etc. De fato, não há uma definição pronta e acabada, mas ela traz consigo um conjunto de tarefas que fazem dos gestores os principais influenciadores no sucesso da organização. Assim, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informações relevantes.
Estando esses conceitos bem claro, seguimos as análises por departamentos para que seja traçado um diagnóstico, apontando os Pontos Fracos e Pontos Fortes, seguido de um Plano de Ação.
2. Elaboração e Gerenciamento de Projetos – Instituições sem fins lucrativo
Em geral, o planejamento estratégico antecede o gerenciamento de projetos quando se trata de grandes Organizações, porém, em algumas Instituições sem fins lucrativos, como por exemplo as do seguimento social, tratam a palavra projeto a partir do entendimento e leitura de um determinado Edital, pois são eles que determinam os procedimentos para participação e consequentemente sendo um dos meios de captação de recursos para as Instituições.
Com base nisso, oferecemos trabalho especializado para execução e gerenciamento desses projetos afim de que as instituições tenham maior garantia de conteúdo e aprovação nos editais, gerando assim a captação de recursos para os projetos desenvolvidos.
3. Competitividade de Metas
Parametrização e organização das metas, com base nas prioridades, período para execução e expectativas de resultados. A partir das análises das informações e dados apresentados, criamos uma sequência das metas que estejam alinhadas com a real situação da Organização.
4.Termos e manuais de procedimentos
O processo de crescimento das Organizações acumulam em sua maioria grande volume de informações que nem sempre são armazenadas e conhecidas integralmente por seus executores. Inclusive, as normas podem ser alteradas ou substituídas de acordo com a necessidade e crescimento das mesmas. Certamente, os procedimentos e atividades a serem desempenhadas também se tornam cada vez mais específicas e técnicas.
Então, é importante a padronização e clareza desses procedimentos. Para isso, tanto os Termos como os Manuais estão sendo muito utilizados como ferramentas de gestão dentro das Organizações, sejam elas, com ou sem fins lucrativos.
A Teruel Contabilidade, juntamente com os consultores da A&P Teruel, oferece uma equipe especializada para o gerenciamento, formatação e edição dessas ferramentas.