top of page

Produtividade no trabalho: por que não gostamos da segunda-feira?


O desafio de manter a produtividade no trabalho tem muito a ver com a forma com que lidamos com nossa semana.


Já questionei muitas pessoas a respeito do problema que tanta gente tem com a segunda-feira.

Você gosta da segunda-feira?

Ela é o símbolo do primeiro dia de trabalho da semana. Para alguns, porém, será o primeiro dia do martírio semanal. Para outras, o primeiro dia da realização de seus sonhos ou o primeiro dia para buscar novas oportunidades.

Nem todos os dias são perfeitos

Claro que tem segundas-feiras que não serão tão boas assim e às vezes até darão uma pontinha de aflição. O problema começa quando o domingo à noite traz uma sensação de desespero, angústia, tristeza pelo dia seguinte. Quem não gosta de nenhuma segunda-feira precisa parar um pouco para refletir sobre a sua vida. É de segunda a sexta que você faz seus sonhos saírem do lugar, poucas pessoas fazem isso no final de semana.


Encare que você passa a maior parte da sua vida no papel profissional. Ficar com esse estado de tristeza, desespero ou de conformismo na segunda-feira só piora o seu dia-a-dia. Aí não tem motivação, gestão de tempo ou programa de incentivo que dê jeito.

A necessidade de transformar a gestão do tempo

Tem gente que culpa a empresa, o cargo, o cliente, o tempo, ou o trânsito por esse estado “cadavérico” em que vive na segunda-feira, o que é pior ainda. Estas pessoas costumam transferir para terceiros a sua própria incapacidade de mudar, fazer diferente, buscar alternativas.


Para este perfil, a gestão do tempo será inútil, pois todo o tempo em que ele poderia priorizar o importante fica abarrotado de urgências e coisas circunstanciais, e neste caso é melhor se conformar ao invés de mudar. O seu poder de escolha, planejamento, pró-atividade fica minimizado.


Talvez você esteja passando por essa crise agora, talvez esteja sobrevivendo na empresa enquanto lê este texto. Talvez a sua segunda-feira seja tão insuportável que você está a ponto jogar tudo para o alto.


Comece a transformação!

Se você chegou a este ponto, por que não ser honesto consigo mesmo e tomar uma atitude? A pior coisa que podemos viver é a auto-hipocrisia. As oportunidades estão mais escassas do que anos atrás, mas não podemos nos acomodar.


Se você é líder, pergunte à sua equipe se eles gostam da segunda-feira. Faça algo que permita respostas anônimas, se necessário! Obter 100% de pessoas que amam a segunda-feira vai ser impossível. Seu foco é trabalhar de forma positiva com os que não gostam, mas são importantes para a empresa, e tornar seu trabalho mais agradável para elevar sua motivação e produtividade.


Tem gente que ama a segunda-feira, pois é o primeiro dia da semana para realizar suas metas. Alguns ficam ansioso pela segunda e também pela sexta, pelo fim de semana com a família. Ame o que faz e isso te permitirá criar resultados de forma equilibrada.


Você não precisa amar a segunda-feira, mas pode gostar do que ela representa. Isso certamente vai elevar a sua produtividade no trabalho. Se não gosta da segunda-feira, basta se perguntar: Até quando vou ficar sobrevivendo com algo que não gosto? Até quando vou gastar meu tempo à toa?


Fonte: Christian Barbosa


bottom of page