top of page

Os benefícios ocultos da concorrência


O concorrente a ser temido é aquele que nunca se preocupa com você, mas continua melhorando seu próprio negócio o tempo todo. — HENRY FORD, FUNDADOR DA FORD MOTOR COMPANY E PIONEIRO DA LINHA DE MONTAGEM


Uma das experiências mais comuns de um empreendedor de primeira viagem é descobrir que a sua brilhante ideia de negócios não é tão original assim: outras empresas já estão oferecendo produtos ou serviços similares. Isso seria o suficiente para abalar a confiança de qualquer um — afinal, para que se dar ao trabalho se alguém já está fazendo o que você gostaria de fazer?


Anime-se: há Benefícios Ocultos da Concorrência. Quando quaisquer dos mercados são igualmente atraentes em todos os outros aspectos, você se beneficiará mais se escolher entrar no mercado com concorrência. Entenda por que: isso significa que você sabe desde o início que existe um mercado de clientes pagantes para essa ideia, o que elimina o seu maior risco.


A existência de um mercado significa que você já está do lado certo da Lei de Ferro do Mercado, de forma que pode dedicar mais tempo desenvolvendo a sua oferta sem precisar provar a existência de um mercado. Se houver várias empresas de sucesso atendendo um mercado, você não precisa se preocupar tanto com a possibilidade de estar investindo em um beco sem saída, porque já sabe as pessoas estão comprando.


A melhor maneira de observar o que seus concorrentes potenciais estão fazendo é ser um cliente. Compre o máximo que puder do que eles estiverem oferecendo. Observando a sua concorrência de perto, você pode aprender muito sobre o mercado: qual valor os concorrentes oferecem, como eles chamam a atenção, quanto eles cobram, como fecham vendas, como satisfazem os clientes, como lidam com os problemas e quais necessidades eles não estão satisfazendo.


Na posição de um cliente pagante, você pode observar o que funciona e o que não funciona antes de se dedicar a uma determinada estratégia. Aprenda tudo o que puder com a concorrência e depois crie algo ainda mais valioso.


COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/hidden-benefit-ofcompetition/


bottom of page