top of page

Ponto de equilíbrio

É incomum, e até anormal, um negócio gerar dinheiro nos primeiros anos de existência. O produto inicial e a organização inicial nunca estão certos. — HARVEY S. FIRESTONE, FUNDADOR DA FIRESTONE TIRE AND RUBBER COMPANY

Vamos supor que o seu negócio esteja gerando 100 mil dólares por mês e você esteja gastando 50 mil dólares em despesas operacionais mensais. Você está ganhando dinheiro?


Depende.


Quando abre um novo negócio, normalmente leva um tempo antes de você conseguir ganhar mais do que gasta. Sistemas precisam ser criados, empregados devem ser contratados e treinados e iniciativas de Marketing devem ser lançadas antes de a receita começar a ser gerada. No início, essas despesas se acumulam.


Vamos supor que a sua empresa hipotética tenha levado um ano com despesas mensais de 50 mil dólares para deslanchar — isso equivale a 600 mil dólares. Agora que o negócio está rendendo por mês 50 mil dólares a mais do que precisa para cobrir as despesas operacionais, você pode começar a recuperar esse investimento inicial.


O Ponto de Equilíbrio é o ponto no qual a receita total do seu negócio excede suas despesas totais — é o ponto no qual o seu negócio começa a criar riqueza em vez de consumi-la. Presumindo que o negócio continue a render 100 mil dólares por mês e as despesas permaneçam inalteradas, levará doze meses para saldar o investimento inicial. Depois disso, o negócio realmente estará ganhando dinheiro — antes disso, só parece que o negócio é lucrativo.


O seu Ponto de Equilíbrio mudará constantemente. A receita naturalmente variará, bem como as despesas. Monitorar constantemente o quanto você gasta e quanta receita gera desde o início das operações do seu negócio é a única maneira de descobrir se você realmente lucrou ou não com o empreendimento


Quanto mais receita você gerar e quanto menos gastar, mais rapidamente atingirá o Ponto de Equilíbrio, fazendo que seu negócio seja verdadeiramente Autossuficiente.


Fonte: http://book.personalmba.com/breakeven/


bottom of page