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Agrupamento e desagrupamento de produtos e serviços

Um pouco disto e um pouco daquilo, é assim que a novidade entra no mundo. — SALMAN RUSHDIE, NOVELISTA

O benefício de fazer suas ofertas serem pequenas e Modulares é que lhe permite se beneficiar de uma estratégia chamada de Agrupamento. O Agrupamento lhe permite reconfigurar o valor que você já criou para criar ainda mais valor.


O Agrupamento ocorre quando se combinam inúmeras ofertas menores em uma única oferta maior . Um exemplo de Agrupamento pode ser visto no setor de telefonia celular, no qual um aparelho celular (um Produto físico) é vendido agrupado a um plano de serviço mensal (uma Assinatura) por um preço único. De modo similar, ofertas do tipo “compre um e leve dois” no supermercado constituem uma forma de Agrupamento.


Normalmente, quanto mais ofertas um Agrupamento contiver, maior será o Valor Percebido da oferta e mais a empresa poderá cobrar . É por isso que prestadoras de serviços de telefonia celular acrescentam itens como mais minutos, mensagens de texto ilimitadas e serviço de internet ao plano básico de serviços. Quanto mais benefícios forem proporcionados, mais um cliente normalmente estará disposto a pagar mensalmente pelo pacote inteiro.


O Desagrupamento é o contrário do Agrupamento: é pegar uma oferta e dividi-la em inúmeras ofertas. Um bom exemplo de Desagrupamento é vender downloads de arquivos MP3 de um álbum no lugar do CD inteiro. Os clientes podem não estar dispostos a pagar dez dólares por um álbum inteiro, mas podem estar dispostos a pagar um ou dois dólares por suas canções preferidas. Desagrupar o álbum em unidades individuais possibilita vendas que não ocorreriam de outra forma. O Agrupamento e o Desagrupamento podem ajudá-lo a criar valor para tipos diferentes de clientes sem a necessidade de criar algo novo. Ao combinar ofertas e formas em várias configurações, você pode oferecer aos seus clientes exatamente o que eles querem.


Fonte: http://book.personalmba.com/bundling-unbundling/


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