top of page

Amortização

Antes de cada ação, pergunte a si mesmo: Isso não vai me trazer mais problemas? O resultado da minha ação será uma bênção ou um fardo? — ALFRED A. MONTAPERT, AUTOR DE THE SUPREME PHILOSOPHY OF MAN: THE LAWS OF LIFE

Você criou o brinquedo do século: um bicho de pelúcia que age exatamente como um cão de verdade, mas não precisa comer, beber nem sair para passear no meio da noite. As crianças ficaram absolutamente encantadas com o seu Protótipo e os pais já estão deixando o número de seus cartões de crédito para se certificar de receberem um assim que possível. É muito fácil concluir que você venderá milhões de unidades.


Só tem um problema: para produzir os cães de pelúcia a um preço acessível, você precisará montar uma grande fábrica, o que custará pelo menos 100 milhões de dólares. A sua conta bancária está longe de ter 100 milhões — isso é uma fortuna. Como um negócio pode pagar por algo tão caro quanto uma fábrica e mesmo assim ganhar dinheiro?


A Amortização é o processo de diluir o custo de um investimento em recursos ao longo da vida útil estimada desse investimento. No caso da fábrica de cachorros de pelúcia, vamos supor que a ela seja capaz de produzir 10 milhões de unidades durante sua vida útil. Em termos unitários, o custo por unidade da fábrica cai para 10 dólares. Se você vender todas as unidades produzidas por 100 dólares cada, terá uma Margem de Lucro bastante saudável.


A Amortização pode ajudá-lo a decidir se uma grande despesa valerá ou não a pena. Se tiver uma estimativa confiável de quanto custará e quanto você poderá produzir, a Amortização pode ajudá-lo a decidir se faz ou não sentido investir um grande Capital.


Por exemplo, um designer gráfico pode escolher comprar uma licença do Adobe InDesign, um software utilizado por profissionais para diagramar livros. Em comparação com outros pacotes de software, o InDesign é caro: uma licença custa 700 dólares. Vale a pena pagar por isso?


A resposta depende de quantos livros o designer diagramar usando o software. Se o diagramador nunca concluir um projeto, ele sem dúvida terá jogado dinheiro fora. Se utilizar o software para diagramar dez livros por 1.000 dólares cada, ele terá ganhado 10 mil dólares com um investimento de 700 — nada mal. Amortizado por dez projetos, o custo do software é de apenas 70 dólares por projeto, ou 7% da receita gerada por projeto. A fatura do cartão de crédito do designer pode pesar quando a compra for feita, mas a ferramenta lhe dá a capacidade de ganhar mais dinheiro do que seria possível de outra forma.


A Amortização depende de uma avaliação precisa da vida útil, que é uma previsão. Ela não é muito eficaz se você não vender o que produzir ou se o seu equipamento se desgastar mais rapidamente do que o esperado. Não é fácil fazer previsões — se a sua estimativa estiver errada, o seu investimento pode custar muito mais em termos unitários do que você originalmente presumiu.


Os crocs são sapatos de borracha de aparência inusitada. Depois de se transformar em um sucesso inesperado, a empresa aumentou muito a produção: eles abriram uma fábrica na China e começaram a produzir milhões de calçados esperando continuar a vender cada unidade produzida. Acontece que os crocs não passaram de um modismo — as vendas entraram em queda livre e a empresa acabou com uma enorme e dispendiosa capacidade de produção e estoques enormes de produtos que não conseguiu vender. A Amortização não salvou a empresa de uma queda descontrolada na direção da falência.


É sempre bom utilizar a Amortização para decidir se vale ou não a pena fazer um grande investimento — só mantenha em mente que você está se baseando em uma previsão e faça os ajustes apropriados de acordo com o que acontecer.


Fonte: http://book.personalmba.com/amortization/


bottom of page