top of page

As cinco partes de qualquer empresa

Um negócio é um processo que pode ser repetido e que gera dinheiro. Todo o resto não passa de um hobby. — PAUL FREET, EMPREENDEDOR SERIAL E ESPECIALISTA EM COMERCIALIZAÇÃO

Em termos gerais, uma empresa é um processo que pode ser repetido e que:


1. Cria e entrega algo de valor…

2. que as pessoas querem ou de que precisam…

3. a um preço que elas estejam dispostas a pagar…

4. de uma maneira que satisfaça as necessidades e expectativas dos clientes…

5. de forma que a empresa gere lucro suficiente para valer a pena para os proprietários manter as operações.


Não importa se você estiver operando um empreendimento “solo” ou uma marca de bilhões de dólares. Retire um desses cinco fatores e você não terá mais um negócio — terá alguma outra coisa. Um empreendimento que não cria valor para os outros é um hobby. Um empreendimento que não chama a atenção é um fracasso. Um empreendimento que não vende o valor que cria é uma organização sem fins lucrativos. Um empreendimento que não cumpre o que promete é uma fraude. Um empreendimento que não gera dinheiro suficiente para manter as operações inevitavelmente fechará as portas.


Em sua essência, toda empresa é fundamentalmente uma coletânea de cinco processos Interdependentes (discutidos mais adiante), sendo que cada um deles leva ao próximo:


1. Criação de Valor. Descobrir aquilo de que as pessoas precisam ou que querem e se encarregar de sua criação.

2. Marketing. Chamar atenção e desenvolver a demanda para o que você criou.

3. Vendas. Transformar clientes potenciais em clientes pagantes.

4. Entrega de Valor. Dar aos seus clientes o que você prometeu e se assegurar de que eles fiquem satisfeitos.

5. Finanças. Gerar dinheiro suficiente para manter as operações e para que seus esforços valham a pena.


Se esses cinco elementos soam simples, é porque são. Os negócios não são (e nunca foram) um bicho de sete cabeças — trata-se simplesmente de um processo de identificar um problema e encontrar uma maneira de solucioná-lo que beneficie os dois lados. Qualquer pessoa que tente fazer os negócios soarem mais complicados do que são está tentando impressionar ou tentando lhe vender algo de que você não precisa.


As Cinco Partes de Qualquer Empresa constituem a base de qualquer boa ideia e plano de negócios. Se você puder definir com clareza cada um desses cinco processos para qualquer empresa, terá um entendimento completo de seu funcionamento. Se você está pensando em abrir um negócio, pode ser um bom ponto de partida definir como seriam esses processos para a sua empresa. Se você não conseguir descrever a sua ideia ou organizá-la em um diagrama em termos desses processos essenciais, você ainda não a entendeu o suficiente para fazê-la dar certo.


COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/5-parts-of-every-business/


bottom of page