top of page

Autofinanciamento

Felix qui nihil debet. (Feliz é aquele que não deve nada.) — PROVÉRBIO ROMANO

De quanto Financiamento você precisa depende em grande parte do que está tentando fazer. Se estiver tentando se tornar obscenamente rico construindo uma enorme corporação de capital aberto, provavelmente precisará de Financiamento. Se a sua intenção for ser Autossuficiente e ficar livre para tomar as próprias decisões, é muito melhor evitar o financiamento e manter o controle.


O Autofinanciamento é a arte de desenvolver e operar um negócio sem Financiamento. Não presuma que a única maneira de criar um negócio de sucesso seja levantando milhões de dólares em Venture Capital — isso simplesmente não é verdade. Ao se restringir ao uso de Caixa Pessoal, Crédito Pessoal, a receita do negócio e um pouco de criatividade, você poderá criar um negócio extremamente bem-sucedido sem precisar recorrer a um Financiamento. O meu negócio funciona com uma conta corrente, uma conta poupança e um cartão de crédito empresarial e gosto de manter as coisas assim.


O Autofinanciamento lhe permite desenvolver seu negócio enquanto mantém 100% de controle sobre as operações. Você não precisará obter a aprovação de ninguém para tomar as decisões que considerar melhores. A desvantagem é que pode levar muito mais tempo para desenvolver o negócio — se utilizado com prudência, o Financiamento pode ajudar a acelerar as coisas.


Se aceitar o Financiamento, certifique-se de utilizá-lo para fazer coisas que não poderiam ser feitas de qualquer outra maneira. Multiplicadores de Força são úteis porém dispendiosos — procurar um Financiamento para obter acesso a recursos críticos pode ser uma boa opção. De outra forma, tente operar o máximo possível com fundos pessoais e receita operacional.


Para obter melhores resultados, Autofinancie o máximo possível e só suba na Hierarquia do Financiamento conforme o necessário. É muito bom ter 100% de propriedade e controle de um negócio lucrativo e Autossuficiente.



bottom of page