top of page

Ciclo de fluxo de caixa

Toda verdade pode ser encontrada na conta-movimento. — CHARLIE BAHR, CONSULTOR DE GESTÃO

O dinheiro flui por um negócio de maneiras previsíveis. Se você conhecer o funcionamento da receita, despesas, contas a receber e crédito, pode se assegurar de ter Poder de Compra suficiente à mão para manter as operações e maximizar suas opções disponíveis.


O Ciclo de Fluxo de Caixa descreve como o caixa Flui (que veremos mais adiante) por um negócio. Pense na conta bancária da sua empresa como uma banheira. Se quiser mais água na banheira, você abre a torneira e impede que a água vaze pelo ralo. Quanto mais água entrar e menos sair, mais você terá na banheira. Faturamento e despesas funcionam da mesma maneira.


Contas a Receber são promessas de pagamento que você aceitou dos clientes. Contas a Receber são atraentes porque dão a sensação de que você efetivou uma venda — alguém prometeu lhe dar dinheiro, o que é ótimo. Mas isso vem com uma armadilha: as Contas a Receber não se traduzem em caixa a menos que a promessa seja cumprida. Notas promissórias não são caixa — quanto mais rapidamente essa promessa for traduzida em pagamento, melhor será o seu fluxo de caixa. Muitas empresas fecharam as portas com milhões de dólares em “ vendas” nos livros contábeis.


Dívida é uma promessa que você faz de pagar alguém no futuro. A Dívida é atraente porque você pode se beneficiar de uma compra agora e manter o caixa até um determinado momento no futuro. Quanto mais puder adiar o pagamento, mais caixa terá à disposição. A Dívida pode ser útil, mas também vem acompanhada de uma armadilha: as Dívidas normalmente acabam saindo mais caro, porque implicam o pagamento de juros. Com muita frequência você também precisa repagar uma parte da sua Dívida ao longo do tempo, o que se chama “ serviço da dívida” e pode ser considerado como um outro tipo de despesa. Se não conseguir pagar seu serviço da dívida, você terá problemas.


Maximizar seu caixa implica diretamente a questão de gerar mais receita e cortar custos. Aumentar suas margens de produto, fechar mais vendas e gastar menos do que ganha são medidas que sempre melhorarão seu fluxo de caixa.


Postergar ou negociar um período mais longo para saldar suas dívidas com os seus credores também pode ajudar a reduzir uma crise de caixa. Se tiver um fornecedor, distribuidor ou parceiro disposto a permitir que você pague mais tarde em troca de receber agora materiais ou serviços, isso lhe permite manter mais caixa na conta bancária por ora. Mas fique atento: as Dívidas podem facilmente sair do controle se você não monitorar o quanto e quando deve pagar. No entanto, negociar um prazo maior para o pagamento dos credores, se feito conscienciosamente, pode ser bastante útil, particularmente para despesas de Marketing. É um bom negócio tomar um dólar emprestado para ganhar dez; é ainda melhor fazer isso meses antes de a primeira conta chegar à sua porta.


Para agilizar a entrada do caixa, é uma boa ideia acelerar as cobranças e reduzir a concessão de crédito. Quanto antes você for pago, melhor será a situação do seu fluxo de caixa. De preferência, tente receber imediatamente, até mesmo antes de comprar matérias-primas e entregar valor.


É comum em muitos setores conceder crédito aos clientes, mas isso não significa que você também precise fazer isso. Mantenha sempre em mente que você é uma empresa, não um banco (a menos que seu negócio envolva Empréstimos) — receba o maior número de pagamentos em aberto o mais rapidamente possível.


Se necessário, você pode aumentar seu Poder de Compra assumindo uma Dívida adicional ou abrindo uma linha de crédito. É melhor evitar usar Dívidas ou linhas de crédito se não for absolutamente necessário, mas aumentar o crédito disponível certamente aumentará seu Poder de Compra. Pense nessas contas como fontes de financiamento alternativas — para usar só em caso de emergência.


Quanto maior for seu Poder de Compra, mais Resiliente (um conceito que discutiremos adiante) será o seu negócio e maior será a sua capacidade de lidar com o inesperado.


Fonte: http://book.personalmba.com/cash-flow-cy cle/


bottom of page