top of page

Custos irrecuperáveis

Se você não conseguir da primeira vez, continue tentando. Depois desista. Não faz sentido ser um total iludido. — W. C. FIELDS, COMEDIANTE

Depois de voltar da Segunda Guerra Mundial, meu avô fundou a Kaufman Construction Company, uma empresa de construção de lojas, casas, prédios de sindicatos e edifícios residenciais em Akron, Ohio. Em 1965, depois de 25 anos no negócio, ele deu início a seu projeto mais ambicioso: um prédio de apartamentos de cinco andares e 26 unidades em Portage Path.


O “Baranel” seria construído no terreno ocupado por duas casas mais antigas, que foram compradas e demolidas. Barras de aço e tijolos foram pedidos e o trabalho de terraplanagem estava avançando de acordo com os planos. O custo esperado do projeto era de 300 mil dólares, aproximadamente 2,4 milhões de dólares em valores de 2010.


O projeto progrediu sem percalços até que os operários encontraram enormes depósitos ocultos de argila — construir sobre um depósito de argila resultaria em uma fundação extremamente instável. Para dar prosseguimento ao projeto, milhares de metros cúbicos de argila e terra precisariam ser escavados para chegar à base rochosa e seria necessário comprar mais concreto e barras de reforço para preencher o enorme buraco. A construção custaria muito mais que a estimativa original, mas era difícil saber exatamente quanto.


Em vez de desistir, meu avô decidiu prosseguir com o projeto — ele já tinha gastando tanto dinheiro na compra do terreno, demolição e escavação que parecia um erro perder todo o esforço e investimento realizados até então. Ele encontrou novos investidores, deu mais um prédio de apartamentos e a casa da família como garantia e prosseguiu com o projeto.


Quando o prédio ficou pronto, eles tinham gastado mais de três vezes mais que o valor originalmente planejado: aproximadamente 1 milhão de dólares, algo como 8 milhões atuais ajustados pela inflação. Era mais que o valor do prédio. Meu avô passou o resto da sua carreira lidando com advogados de investidores furiosos. É uma história triste, mas com lições a serem aprendidas.


Custos Irrecuperáveis são investimentos de tempo, energia e dinheiro que não podem ser recuperados uma vez feitos. Não importa o que fizer, você não tem como receber de volta esses recursos. Não faz sentido continuar a investir em um projeto para recuperar recursos perdidos — tudo o que importa é o investimento adicional necessário em comparação com o resultado esperado.


É fácil entender conceitualmente os Custos Irrecuperáveis, mas muito mais difícil aplicar o conceito na prática. Quando você investiu anos de trabalho em uma carreira que percebe que não o atrai mais ou milhões de dólares em um projeto para descobrir que precisará de milhões adicionais, é difícil largar o que já começou. Você investiu tanto que parece errado largar tudo sem receber nenhuma recompensa. Na verdade, não há nada que você possa fazer em relação ao seu investimento passado — ele já foi feito. Tudo o que pode fazer é agir com base nas informações que possui agora.


É inevitável cometer erros: ninguém é perfeito. Você inevitavelmente tomará algumas decisões que, em retrospecto, desejaria não ter tomado — pode contar com isso. Se pudesse voltar no tempo, faria as coisas de outra forma. Infelizmente, isso não é possível. Sempre haverá outros projetos, desde que você não seja forçado a declarar falência por ter insistido em investir em um projeto arriscado para recuperar as suas perdas. Investir novos recursos na tentativa de recuperar os prejuízos, diante de probabilidades de êxito escassas ou nulas está longe de ser uma estratégia vencedora.


Não continue jogando concreto em um poço sem fundo — se não valer o investimento adicional, é melhor abandonar o projeto. Em alguns casos, não será possível recuperar o investimento perdido investindo ainda mais. Se o resultado não compensar o risco ou o investimento necessário para obtê-lo, não invista.



bottom of page