top of page

Margem de lucro

Atualizado: 2 de set. de 2019

Lembre as pessoas de que o lucro é a diferença entre receita e despesa. Isso faz você parecer inteligente. — SCOTT ADAMS, CARTUNISTA E CRIADOR DE “DILBERT”

Não faz diferença se a sua empresa gera uma receita de 100.000.000 dólares anuais se você gastar 100.000.001. O que interessa nos negócios não é o quanto você ganha — mas o quanto você retém.


O conceito de Lucro é bastante simples: é ganhar mais dinheiro do que se gasta. Para que uma empresa continue existindo, a receita gerada deve exceder as despesas em algum momento no futuro próximo. Se não o fizer, ela deixará de existir — seus recursos se esgotarão e ela fechará as portas ou se transformará em um projeto subsidiado pelos lucros de outra empresa. Ninguém pode operar para sempre no vermelho.


A Margem de Lucro é a diferença entre quanta receita você captura e quanto gasta para capturá-la, expressa em termos percentuais — se você gastar 1 dólar para ganhar 2, tem uma margem de lucro de 100%. Se conseguir criar um Produto por 100 dólares e vendê-lo por 150, isso representa 50 de Lucro e 50% de Margem de Lucro. Se conseguir vender o mesmo produto por 300 dólares, isso representa uma margem de 200%. Quanto mais alto for o preço e mais baixo for o custo, maior será a Margem de Lucro.


O Lucro é importante por ser o que permite que as empresas continuem operando. Sem gerar Lucros, uma empresa não tem como pagar seus proprietários, que podem estar investindo tempo, dinheiro e energia considerável na operação do negócio. Se os proprietários decidirem que seu investimento não vale a pena, eles simplesmente fecharão a empresa.


Os Lucros também proporcionam um “amortecedor”, que permite que as empresas sobrevivam a eventos inesperados. Se uma empresa mal está gerando receita suficiente para cobrir suas despesas e essas despesas aumentarem subitamente, a empresa estará em grandes dificuldades. Quanto mais lucrativa for a empresa, mais opções ela terá para lidar com o imprevisto.


O Lucro tem uma importância crítica, mas não é o objetivo supremo do negócio. Algumas pessoas acreditam que o propósito de um negócio é maximizar o Lucro gerado, mas essa não é a única razão pela qual empresas são criadas. Para algumas pessoas (como eu), um negócio é mais um empreendimento criativo — uma maneira de explorar as possibilidades, ajudar os outros e ao mesmo tempo pagar as contas. Os conceitos que você aprenderá neste capítulo o ajudarão a assegurar que o seu negócio gere Lucro suficiente para continuar avançando.


Fonte: http://book.personalmba.com/profit-margin/



bottom of page