top of page

O ciclo de iteração

Eu não fracassei. Só descobri 10 mil maneiras que não darão certo. — THOMAS A. EDISON, INVENTOR PROLÍFICO

Ninguém — por mais inteligente ou talentoso que seja — acerta na primeira vez.


Se quiser uma prova disso, basta pensar em qualquer obra-prima artística. Por baixo da superfície acabada de Mona Lisa, você encontrará camada sobre camada de esboços, falsos inícios e grandes alterações. O teto da Capela Sistina está coberto de centenas de milhões de minúsculas pinceladas, sendo que cada uma delas aproximou a obra-prima resultante de sua conclusão. Michelangelo precisou dar milhões de marteladas para transformar um bloco de mármore em seu Davi.


O Ciclo de Iteração é um processo que você pode utilizar para aprimorar qualquer coisa ao longo do tempo. Não há nenhum desperdício nas mudanças e revisões inevitáveis que esses artistas realizaram em suas criações: cada iteração aproximou um pouco mais o projeto de sua conclusão.


A iteração ocorre em seis passos principais:


1. Observe: O que está acontecendo? O que está funcionando e o que não está funcionando?

2. Reflita: O que você pode melhorar? Quais são as suas opções?

3. Imagine: Com base no que aprendeu até agora, quais ideias você acha que terão o maior impacto?

4. O quê? Decida o que mudar.

5. Aja: Concretize a mudança.

6. Mensure: O que aconteceu? A mudança foi positiva ou negativa? Você deveria manter ou reverter a mudança realizada?


A iteração é um ciclo — ao mensurar os resultados da mudança e decidir mantê-la ou não, você volta ao início para observar o que está acontecendo, e o ciclo se repete.


Para melhores resultados, defina com clareza o que pretende realizar a cada iteração. Você está tentando aumentar o nível de atratividade ou apelo da oferta? Você está tentando acrescentar um novo elemento que as pessoas irão valorizar? Você está tentando reduzir o custo da oferta sem prejudicar seu valor? Quanto mais claramente você puder definir o resultado desejado, mais fácil será entender o Feedback que receber e mais valor extrairá de cada Ciclo de Iteração.


Fonte: http://book.personalmba.com/iteration-cycle/


bottom of page