top of page

Valor temporal do dinheiro

Eles sempre dizem que o tempo muda as coisas, mas você tem de mudá-las você mesmo. — ANDY WARHOL, ARTISTA

Você prefere ter um milhão de dólares hoje ou um milhão de dólares daqui a cinco anos?


A resposta é óbvia: para que esperar? Ter o dinheiro agora significa que você pode gastá-lo ou investi-lo agora. Um milhão de dólares, investido a uma taxa de juros Composta (que veremos em seguida) de 5%, equivalerá a 1.276.281,56 de dólares daqui a cinco anos. Para que abrir mão de um quarto de milhão de dólares a mais?


Um dólar hoje vale mais que um dólar amanhã. O quanto depende mais do que você escolher fazer com esse dólar. Quanto mais opções lucrativas você tiver para investir esse dólar, mais valioso ele é.


Calcular o Valor Temporal do Dinheiro é uma maneira de tomar Decisões tendo em vista os Custos de Oportunidade. Presumindo que você tenha várias opções de investimento com vários retornos, o Valor Temporal do Dinheiro pode ajudá-lo a decidir quais opções escolher e o quanto você deve gastar dadas as alternativas.


Vamos retomar o exemplo do milhão de dólares: vamos supor que alguém lhe ofereça um investimento que renderá 1 milhão de dólares em um ano sem nenhum risco. Qual é a quantia máxima que você estaria disposto a investir por isso hoje?


Presumindo que a sua Segunda Melhor Alternativa seja outro investimento livre de risco com uma taxa de juros de 5%, você não deveria pagar mais que 952.380 dólares. Por quê? Porque, se pegasse esse valor e o investisse na sua Segunda Melhor Alternativa, você teria um milhão de dólares: 1.000.000 divididos por 1,05 (a taxa de juros de 5%) equivalem a 952.380. Se puder comprar o primeiro investimento por menos que esse valor, você sairá ganhando.


O Valor Temporal do Dinheiro é uma ideia bastante antiga — ela foi explicada pela primeira vez no início do século XVI pelo teólogo espanhol Martín de Azpilcueta. A constatação central de que um dólar hoje vale mais que um dólar amanhã pode ser estendida para se aplicar a muitas situações financeiras comuns.


Por exemplo, o Valor Temporal do Dinheiro pode ajudá-lo a decidir o máximo que você estaria disposto a pagar por um negócio que gere um lucro de 200 mil dólares por ano. Presumindo uma taxa de juros de 5%, nenhum crescimento e um futuro de dez anos, o “ valor presente” dessa série de fluxos de caixa futuros é de 1.544.347 dólares. Se você pagar menos que esse valor sairá lucrando desde que suas premissas estejam corretas. (Observação: Esse é o “ método do fluxo de caixa descontado”, que vimos nos Quatro Métodos de Precificação.)


O Valor Temporal do Dinheiro é um conceito extremamente versátil e uma análise completa está além do escopo deste livro. Para uma discussão mais aprofundada, recomendo a leitura do livro The McGraw-Hill 36-hour course in finance for nonfinancial managers, de Robert A. Cooke.


bottom of page