top of page

Monoideísmo

Just do it. — SLOGAN DA MARCA NIKE

Muito tem sido escrito nos últimos anos sobre o tema da produtividade — como fazer mais. Livros como A arte de fazer acontecer e Quanto menos melhor propõem métodos diferentes para atingir o nirvana do fluxo de trabalho.


Quando estamos tentando ser “ produtivos”, o que exatamente estamos buscando? De preferência, você quer concentrar toda a sua energia e Atenção em um único objeto em qualquer determinado momento.


O Monoideísmo é o estado de concentrar sua energia e atenção em apenas uma coisa, sem Conflitos. O Monoideísmo é muitas vezes chamado de um estado de “ fluxo”, um termo cunhado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Trata-se do estado de Atenção humana no seu nível mais produtivo: esforço e uma Atenção clara e focada direcionada a um (e apenas um) objeto por um período estendido.


P. J. Eby, ex-programador de computador especializado em ajudar as pessoas a usarem a mente com mais produtividade, define o Monoideísmo da seguinte maneira:


Quando alguém diz “ simplesmente faça”, eles estão tentando comunicar que você não deve fazer outra coisa. A ideia pode ser mais bem elaborada nos seguintes termos: “Faça, sem pensar em nada, nem no que você está fazendo. Na verdade, nem precisa fazer, só se observe fazendo, mas não tente fazer nada”.


Propriamente dito, o “ monoideísmo” é simplesmente o estado no qual a sua mente está ocupada com exatamente uma única coisa, sem nenhum conflito. É uma condição que resulta em agir naturalmente em relação ao pensamento, em vez de uma técnica em si e por si só… A utilidade de uma técnica particular [produtividade] para um determinado indivíduo dependerá em grande parte de essa técnica lidar com os obstáculos particulares da pessoa para atingir o estado Monoideísta.


Quando você está “ só fazendo”, está no “ fluxo” — um estado Monoideísta. Não há distrações, interrupções, autocrítica nem dúvida. Quando a sua mente está 100% no modo “ fazer”, você inevitavelmente consegue realizar muito. Então, como exatamente é possível entrar no estado Monoideísta?


Em primeiro lugar, elimine distrações e interrupções potenciais. Dependendo do nível de atividade cognitiva necessária para realizar seu trabalho, sua mente levará entre dez e trinta minutos para se absorver no que você está fazendo. Telefonemas, colegas querendo bater papo no escritório e outras demandas inesperadas romperão seu estado Monoideísta, de forma que a maior prioridade deve ser se assegurar de não se distrair. Eu costumo usar protetores auriculares ou música instrumental para eliminar o ruído de fundo e desconecto o telefone quando não quero ser interrompido.


Desabilitar a minha conexão com a internet (veja Esgotamento da Força de Vontade) enquanto estou escrevendo também ajuda muito a manter meu estado Monoideísta. Caso contrário, sou muito tentado a navegar na internet quando estou com dificuldade de escrever. Técnicas de Estrutura Norteadora são uma boa maneira de impedir que sua Atenção se distraia.


Em segundo lugar, elimine Conflitos internos. Algumas vezes é difícil começar porque você está vivenciando um Conflito entre dois sistemas de controle na sua mente. Eliminar esses Conflitos antes de começar a trabalhar o ajuda a atingir um estado Monoideísta muito rapidamente. Se sentir resistência para começar, vale a pena dedicar algum tempo e energia explorando o Conflito com mais profundidade antes de começar a trabalhar.


Ao escrever este livro, passei por vários períodos frustrantes de resistência. Em vez de tentar ignorar a resistência ou prosseguir apesar dela (uma maneira garantida de vivenciar o Esgotamento da Força de Vontade), explorar essa resistência utilizando a Simulação Mental e a Reinterpretação me ajudou a revelar o Conflito interno: eu sentia que não estava satisfeito com o resultado do meu trabalho e continuar na mesma linha seria um desperdício. Passar algum tempo revendo a estrutura do livro solucionou esse Conflito, ao mesmo tempo em que melhorou o livro e eliminou a fonte da resistência.


Em terceiro lugar, dê a partida no processo de Atenção com uma “ investida”. Como pode levar entre dez a trinta minutos para entrar “ na zona”, reservar esse tempo para uma rápida arremetida de trabalho focado pode facilitar bastante entrar rapidamente no fluxo. Se você não estiver produtivo ao final da arremetida, pode parar e fazer outra coisa. Mas isso raramente acontece: uma vez que entrar no fluxo, é fácil continuar.


Uma técnica que utilizo com frequência é chamada de Técnica Pomodoro,1 nome dado pelo seu criador, Francesco Cirillo, em homenagem àqueles divertidos timers de cozinha na forma de um tomate (pomodoro em italiano). A técnica funciona da seguinte maneira: ajuste um timer de cozinha para tocar em 25 minutos. O seu trabalho é se concentrar em uma única tarefa durante todo esse tempo — se você se vir incapaz de prosseguir, continue se concentrando até o timer tocar. Quando o período de 25 minutos de trabalho chegar ao fim, você pode fazer um intervalo de 5 minutos, levando a duração total a meia hora — um bloco de tempo que qualquer um de nós pode encaixar aqui e ali na nossa agenda.


O que eu gosto na Técnica Pomodoro é que ela atinge duas metas ao mesmo tempo: ela facilita começar e lhe dá permissão de ignorar as distrações. Mesmo se você não estiver empolgado com o que precisa ser feito, dizer a si mesmo “ são só 25 minutos” é uma excelente maneira de superar a resistência inicial a começar. A Técnica Pomodoro também lhe dá uma boa desculpa para ignorar distrações: Se o telefone tocar, lembrar-se de que “ um Pomodoro é indivisível” é uma maneira eficaz de se conceder permissão para ignorá-lo, mantendo o seu estado Monoideísta.


Se eliminar distrações e Conflitos antes de começar sua tarefa, você conseguirá fazer naturalmente a transição para um estado Monoideísta alguns minutos depois de começar a trabalhar.


A Meditação é uma forma de “ treinamento de resistência” de Monoideísmo. Meditações simples como se concentrar na respiração e conscientemente (e sem autocrítica) voltar seu foco à sua respiração se e quando a sua Atenção se desviar é uma maneira de praticar conscientemente as habilidades utilizadas para se manter atento diante de distrações. Apenas dez minutos de meditação simples todos os dias podem melhorar muito a sua capacidade de se concentrar.



bottom of page