top of page

Rendimento

Por mais bela que seja a estratégia, você deve esporadicamente analisar os resultados.

WINSTON CHURCHILL, PRIMEIRO-MINISTRO DA GRÃ-BRETANHA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


O Rendimento é a taxa na qual um sistema atinge sua meta desejada. Ao entender e melhorar o processo utilizado para criar e entregar o valor prometido aos seus clientes, você pode melhorar a qualidade e aumentar a satisfação do cliente.


O Rendimento é uma medida da eficácia do seu Fluxo de Valor. O Rendimento é mensurado com a fórmula [produção/tempo]. Quanto mais resultados você criar por unidade de tempo, maior é o Rendimento.


Para mensurar o Rendimento, você precisa de um objetivo claramente definido:


O Rendimento em Dólar é uma medida da rapidez na qual o seu sistema de negócios geral cria um dólar de lucro. Determine uma unidade padrão de tempo, como uma hora/um dia/uma semana/um mês — quantos dólares o seu sistema de negócios produz em média nesse tempo? Quanto mais rapidamente o seu negócio produzir dólares de lucro, melhor.


O Rendimento Unitário é uma medida de quanto tempo leva para criar uma unidade adicional de venda. Quanto tempo leva para transformar matérias-primas em uma unidade acabada na linha de produção? Quanto maior for o Rendimento Unitário, mais unidades você terá disponíveis para vender e mais rapidamente será capaz de reagir a uma mudança na demanda pelos produtos.


O Rendimento de Satisfação é uma medida de quanto tempo leva para criar um cliente feliz e satisfeito. Restaurantes de fast-food como o Chipotle Mexican Grill levam aproximadamente três minutos, do momento em que o cliente entra na loja ao momento em que recebem o pedido. Quanto menos tempo levar para criar um cliente feliz, mais clientes você poderá atender em uma hora e mais clientes felizes poderá criar por dia. Quanto mais tempo os clientes precisarem esperar, menos clientes você pode atender em uma hora e menos satisfeitos eles ficarão com a experiência.


A melhor maneira de começar a aumentar o Rendimento é começar a mensurá-lo. Quanto tempo leva para o seu sistema de negócios produzir um dólar de lucro? Quanto tempo leva para produzir uma unidade para vender ou produzir um novo cliente satisfeito?


Se você desconhecer seu Rendimento, descubra-o assim que possível — mensurar o Rendimento é o primeiro passo para melhorá-lo.


COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/throughput/


bottom of page