top of page

Trabalho excessivo: conheça os principais sintomas

A falta de tempo é comum a muitas pessoas.

O problema é quando quem está sem tempo começa a sacrificar sua vida em busca de algum resultado. O trabalho excessivo costuma ser em vão, pois muitos não sabem exatamente o que estão buscando.


Quando a vida se torna frenética, deixamos de lado o ato de viver e adotamos o ato de correr como padrão. Selecionei seis sintomas clássicos de trabalho excessivo. Se você tiver três desses sintomas, é o momento de repensar seu tempo. Se tiver quatro ou mais, é realmente a hora de dar um basta. Procure um coach ou um curso de produtividade pessoal, peça ajuda de familiares, e invista em hobbies. Pequenas coisas podem ajudar muito a mudar esse estilo de vida.

1- Ansiedade e Estresse

Existem pessoas que vivem estressadas e ansiosas mesmo fora do ambiente de trabalho, o que prejudica sua vida pessoal. A falta de tempo não deixa a pessoa se desligar dos problemas e faz com que momentos pessoais sejam menos prazerosos e produtivos.

2- Esporte se torna miragem

Quando a pessoa está sem tempo, uma das primeiras coisas que ela começa a adiar é a prática de esportes. É mais fácil pular a academia do que dizer “não” para aquele trabalho de última hora. Só que aí entramos na “síndrome de Tostines”: a pessoa fica mais improdutiva porque não faz esporte ou ela não faz esporte porque sua produtividade não libera esse tempo?

3- Leitura para decoração

A quantidade de livros comprados e estacionados na estante aumenta muito quando a pessoa está sem tempo. Não por incapacidade de encaixar quinze minutos diários para leitura, mas porque a pessoa está tão cansada que não sobra energia para qualquer outra coisa.


4- Perda na qualidade dos relacionamentos

Isolamento é uma palavra forte, mas ele existe em diversos graus quando comprometemos nosso tempo pessoal. No começo, os happy hours são abandonados porque você estava em reunião, depois a falta de pique o impede de ir a um aniversário ou mesmo ao jantar com a namorada. E quando você dá conta, não é convidado para mais nada, começa a sentir que está sendo deixado de lado, e percebe que está num estágio avançado de isolamento.

5- Estranho no lazer

No final de semana, nas emendas, nas férias você se sente um estranho no ninho? Como se tivesse culpa por não estar fazendo nada? Quando está de folga, fica com vergonha de estar na fila do cinema no mesmo shopping que a equipe vai almoçar? Se o lazer traz um pouco de culpa, temos mais um sintoma de sacrifício da própria vida em nome do resultado.

6- Disponibilidade total

Outro sintoma clássico das pessoas que “trabalham para viver” é a incapacidade de desligar. Coisas estranhas se tornam normais: responder e-mails por volta das 23h, fazer um Skype com seu chefe na sua cama ou pensar nas tarefas de amanhã enquanto está fazendo sexo. Coisas desse tipo são perfeitos sintomas de que você se tornou escravo da vida.


Quando você se torna a pessoa sempre disponível, é o momento de realmente repensar, pois você ficou indisponível para si mesmo!


Fonte: Christian Barbosa


bottom of page