top of page

Acumulação

Algumas vezes, quando reflito sobre as tremendas consequências de pequenas coisas, sou tentado a pensar: não existem pequenas coisas.

BRUCE BARTON, EXECUTIVO DE PUBLICIDADE MAIS CONHECIDO PELA CRIAÇÃO DA MARCA BETTY CROCKER


Neste exato momento, um engenheiro da Toyota em algum lugar do planeta está implementando uma pequena mudança no Sistema Toyota de Produção, um dos Sistemas manufatureiros mais eficientes do mundo


Individualmente, a mudança parece não fazer muita diferença — um pequeno ajuste, uma ligeira reestruturação, uma pequena economia de material ou esforço. No entanto, se vistos em conjunto, os efeitos são enormes — os empregados da Toyota implementam mais de 1 milhão de melhorias ao Sistema Toyota de Produção todos os anos. Não é de se surpreender que a Toyota hoje seja a maior e mais valiosa fabricante de automóveis do mundo.


Pequenos comportamentos e inputs úteis ou prejudiciais tendem a se Acumular com o tempo, produzindo enormes resultados. De acordo com James P. Womack e Daniel T. Jones, em A mentalidade enxuta nas empresas, a abordagem da Toyota se baseia no conceito japonês de kaizen, que enfatiza a melhoria contínua de um sistema eliminando o muda (desperdício) por meio de inúmeras pequenas mudanças. Inúmeras pequenas melhorias, se sistematicamente implementadas, inevitavelmente produzem enormes resultados.


A Acumulação nem sempre é algo positivo. Pense no que aconteceria ao seu corpo se você passasse uma década só à base de fast-food, doces e refrigerante. Não é problema comer uma única rosquinha, mas comer centenas de rosquinhas pode prejudicar a sua saúde. Felizmente, o oposto também é verdade: pequenas melhorias na sua dieta, um pouco mais de exercício e um pouco mais de sono podem ter grandes efeitos na sua saúde ao longo do tempo.


O Aumento Incremental é um exemplo do poder da Acumulação. Se a sua oferta melhorar a cada Ciclo de Iteração, não demorará muito para a sua oferta se tornar muitas vezes mais valorizada pelos seus clientes do que era antes. Pequenas mudanças no seu processo de Entrega de Valor podem lhe poupar muito tempo e esforço no longo prazo


Quanto maior for o número de pequenas melhorias que você realizar ao longo do tempo, melhores serão os resultados.


COMPARTILHE ESSE CONCEITO: http://book.personalmba.com/accumulation/


bottom of page